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O que é comunicação visual?
Mariana Dambrós
Jornalista e Produtora de Conteúdo
Indústria Visual
A sua marca transmite a personalidade e os valores da sua empresa? Seja qual for a área de atuação do seu empreendimento, ser bem visto e lembrado pelos clientes é fundamental para alcançar o sucesso nas vendas. Para que isso ocorra, é preciso investir na comunicação visual, afinal, ela é sua aliada quando o assunto é construir uma marca forte e consistente. Você não sabe ao certo o que, como e quando investir em comunicação visual? Então esse conteúdo é perfeito para lhe ajudar.
O que é comunicação visual?
A comunicação visual é um meio que utiliza elementos visuais como forma de linguagem. São cores, imagens, fontes e elementos gráficos que, isolados ou em conjunto, transmitem uma mensagem e posicionam a marca diante do consumidor.
A estratégia de utilizar imagens e elementos gráficos para comunicar-se, em alguns casos, mostra-se mais eficaz e impactante que o uso da linguagem escrita. Afinal, a imagem atinge o receptor de forma direta, enquanto os textos precisam ser lidos e interpretados.
Grandes marcas apostam nesta estratégia não-verbal para consolidar sua identidade visual. Elas utilizam as mídias para evidenciar que possuem um jeito particular de expressar-se e assim estabelecem uma conexão visual com o público. A estratégia é recorrente utilizada com cores, logo e slogan.
E por que investir em comunicação visual?
Se você deseja destacar sua empresa no mercado e conquistar novos clientes, é preciso investir em comunicação visual! Afinal, ela cria relevância para sua marca e possibilita uma identidade visual sólida, capaz de destacar seu negócio diante dos concorrentes e atrair os clientes.
O impacto visual que sua empresa possui é essencial para despertar a atenção do consumidor e, em muitos casos, relembrá-lo da necessidade de adquirir seu produto ou serviço. Tal ação, ainda facilita para que seus clientes indiquem sua empresa para outras pessoas, sendo uma estratégia para atrair novos clientes.
Portanto, investir na comunicação visual da sua empresa lhe trará inúmeros benefícios! E, se você ainda está em dúvida sobre tal investimento, ainda listamos 5 motivos para te ajudar na decisão.
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Atrair clientes
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Fortalecer sua marca
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Divulgação instantânea
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Destacar-se da concorrência
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Transmitir mais credibilidade à empresa
Como estabelecer uma comunicação visual assertiva?
Antes de tudo, é essencial que a sua empresa tenha uma identidade visual composta por um logotipo, fonte e cor, ou seja, uma padronização da marca para comunicar-se em todas as mídias.
A identidade visual ajuda a ficar a empresa na mente dos consumidores, por isso ela deve transmitir a essência da empresa e evidenciar seus valores, visão e objetivo. Cabe ressaltar que a ID deve ser desenvolvida de forma direcionada ao público-alvo da empresa, afinal é preciso saber com quem está falando para fazer uma boa comunicação visual.
Para alcançar seu público de forma assertiva, pense alto e invista em diferentes tipos de mídia. Utilize materiais diversos de comunicação visual, como banners, outdoor, personalização de frota, adesivagem e até brindes para chegar até seu cliente. Mas não exagere, lembre-se que é preciso chegar ao público de forma simples, mas com o direcionamento correto.
As soluções mais populares, principais aplicações e vantagens
É hora de aprofundarmos o conhecimento e compreender quais são os materiais mais populares, suas principais aplicações e vantagens para impulsionar, de forma assertiva, a comunicação visual da sua empresa.
Adesivos
Um dos métodos mais utilizados, o adesivo vinil permite aplicações personalizadas e versáteis para diversos segmentos! Seja decoração, sinalização de ambientes, envelopamento de veículos ou revestimento de mídias, o adesivo vinil garante a longa durabilidade dos projetos.
Principais aplicações
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Envelopamento de veículos
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Vitrines
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Itens de PDV
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Painéis e placas
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Revestimento de brindes
ACM
O material de alumínio composto, ACM, é um revestimento de alta resistência e tem como sua principal vantagem a versatilidade! O revestimento oferece grandes vantagens estéticas, facilidade de manutenção, além de ser totalmente reciclável e maleável, adequando-se facilmente a diversos formatos.
Principais Aplicações
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Fachadas empresariais
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Totens de sinalização
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Revestimentos de pilares e vigas
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Sinalizações comerciais e industriais
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Elemento decorativo em ambientes internos
Acrílico
Versátil e com ótimo acabamento, o acrílico é usualmente comparado ao vidro, pois também apresenta um excelente nível de transparência. Dentre as principais vantagens do termoplástico estão a versatilidade de espessuras e cores, durabilidade, resistência e preço baixo.
Principais aplicações
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Display Acrílico
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Painel
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Placa de sinalização
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Expositor
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Peças para brinde.
PVC
O PVC é um material fácil de ser trabalhado e customizado, pois apresenta propriedades que facilitam os cortes e encaixes em diferentes formatos. Com alta resistência, o substrato possui muita versatilidade no que diz respeito a aplicações.
Principais Aplicações
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Display Acrílico
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Letra Caixa
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Display
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Placas
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Itens de PDV
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Revestimentos internos
PS (poliestireno)
Conhecido como PS, esse substrato pode ser personalizado através de adesivo ou impressão digital UV direta. Dentre suas vantagens está a versatilidade para aplicações, sua resistência, flexibilidade e baixa absorção de umidade. Cabe ressaltar ainda que seu custo-benefício se destaca em comparação a outros materiais.
Principais Aplicações
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Painéis
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Placas de sinalização
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Displays
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Itens de PDV
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Mobly
MDF
Uma matéria prima com ótimo custo benefício e excelente durabilidade, o MDF é versátil e pode ser estruturado em muitos formatos. O substrato também pode receber diversos acabamentos como pintura, envernizamento, lâminas metálicas ou mesmo impressões, adaptando o letreiro à identidade visual da sua empresa.
Principais aplicações
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Letreiros
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Placa de sinalização
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Display
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Totem
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Revestimento interno
Lona
Muito utilizada para revestimentos temporários, a lona traz uma ótima relação entre custo e benefício. Versátil e com alta durabilidade, o substrato é resistente às condições atmosféricas podendo ser instalado em ambientes externos sem perder sua qualidade.
Cabe ressaltar que existem dois tipos básicos de lona para comunicação visual. Sendo elas a backlight, que possui acabamento com brilho e superfície translúcida, além da frontlight, que tem o fundo blockout e uma superfície opaca.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é comunicação visual e o quanto ela pode ajudar a promover seu negócio, é hora de utilizar tais estratégias para registrar sua marca na memória dos clientes de forma significativa e positiva.
Aqui na Indústria Visual temos profissionais qualificados e as melhores tecnologias para transformar suas ideias em realidade. Entre em contato conosco e impulsione sua marca.
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